Hoje vamos falar sobre sobre o posto de condução– organização de cabos, manetes dos travões, manípulos de mudanças e de suspensão, tudo o que precisa de saber para tornar o seu posto de condução o mais confortável possível. Neste vídeo apresentamos-lhe um posto de condução tradicional, mas como é óbvio, o Nino utiliza uma peça única em carbono composta por um guiador e avanço Syncros. Contudo, as dicas que hoje lhe vou mostrar funcionam em qualquer tipo de posto de condução.

1. A configuração do Nino

Existem muitos guiadores disponíveis no mercado com várias larguras, curvaturas, elevações etc. Na bicicleta do Nino utilizamos um avanço com um ângulo negativo de 25 graus para tornar o posto de condução o mais baixo possível na frente da bicicleta. O guiador tem 680mm de largura e uma curvatura de 9 graus negativos. Para tornar a sua posição ainda mais agressiva, o Nino utiliza uma elevação negativa muito incomum de menos 5 graus. Para conseguir isto num guiador e avanço regulares, teríamos de virar o guiador ao contrário.

2. Ajuste do guiador

Para ajustar o guiador, primeiro retiro a bicicleta do suporte e coloco-a no chão. De seguida, coloco-me à frente da bicicleta, coloco uma mesa atrás da bicicleta e utilizo-a como ponto de referência para alinhar o guiador. Por último, ajusto um bocado o guiador para cima para conseguir uma boa elevação para trás.

3. Configuração do posto de condução

Em ambos os lados, meço sempre 165mm desde a ponta do guiador até ao início da abraçadeira de forma a conseguir sempre a mesma posição de condução para os atletas. Isto faz com que exista uma simetria perfeita entre ambas as mãos.

4. Configuração das manetes dos travões

Para o ângulo dos manípulos dos travões, a melhor forma de fazer o ajuste é sentando-me em cima da bicicleta com as mãos sobre o guiador e os braços em linha recta desde a ponta dos dedos até aos ombros. Terá de conseguir fazer uma linha recta com os braços, depois basta apertar as manetes em ambos os lados.

Nas manetes utilizadas pelo Nino, as SRAM Level Ultimate, conseguirá ajustar o alcance. Nesta bicicleta, faço sempre a medição desde a ponta dos punhos até à ponta da manete do travão, depois basta ajustar a distância para 65mm.

5. Ajustar o manípulo das mudanças

Com os componentes da SRAM temos a oportunidade de escolher duas posições para o manípulo das mudanças. Uma das posições está mais próxima dos punhos, enquanto a outra se encontra um pouco mais distante. Na bicicleta do Nino utilizamos a posição que fica mais próxima dos punhos para encurtar a distância a que se encontra o manípulo.

6. Ajustar o manípulo do TwinLoc

Nas nossas bicicletas SCOTT temos a oportunidade de ajustar a suspensão através do guiador graças ao nosso prático sistema TwinLoc. O TwinLoc é montado por baixo do guiador e é semelhante a um manípulo das mudanças. Na sua montagem, tento montar o TwinLoc ao mesmo nível do manípulo das mudanças.

7. Organização dos cabos

É importante que a configuração seja o mais eficiente possível e isto também se aplica à organização dos cabos da bicicleta. Gosto de ter uma frente limpa, para tal, encurto os cabos ao máximo de forma a conseguir alcançar o tamanho ideal.

A configuração do guiador depende muito do gosto de cada um. Espero que estas dicas e truques o ajudem a conseguir a configuração ideal para o seu posto de condução e que ajudem a aumentar o seu conforto em cima da bicicleta.